Seja Bem Vindo


Olá,

Este blog visa articular as disciplinas de Matemática, Informática, Finanças, Tributária e Psicologia por meio da temática referente a Finanças Comportamentais, tendo o intuito de auxiliar a Educação Financeira no âmbito Escolar, tendo em vista que há uma dificuldade por parte da maioria dos brasileiros em administrar seus recursos financeiros. Sabe-se que a forma como se controla as finanças pessoais hoje determinará sua qualidade de vida no futuro, sendo, portanto, assuntos interdisciplinares que utilizando a tecnologia precisam estar inseridos em tais disciplinas para a construção do conhecimento, e os adolescentes estão inseridos nesse contexto.

Salienta-se que as autoras do Blog: Adriana, Lausiani e Luciana, são licenciadas em Educação Profissional pela UFSM e no momento não estão exercendo a docência.


Seja bem vindo ao nosso blog.



23 de out. de 2011

PROJETO GINCANA - GESTÃO DO ORÇAMENTO FAMILIAR


ESTRATÉGIAS DA ATIVIDADE
Atividade: Gincana – Projeto (o jovem envolvido em um projeto ele leva algo novo para a casa e se motiva)

Objetivo: desenvolver o espírito de solidariedade e de equipe entre os alunos. Aguçar a criatividade e reforçar os conhecimentos intelectuais e morais.
Tema: Gestão do Orçamento Familiar


População abrangida: 50 alunos (adolescentes), professores das diversas disciplinas, familiares.


Local necessário: ginásio ou quadra de esportes. Na falta destes verificar um centro comunitário ou salão de igreja próximo a escola


Comissão Organizadora: professores das diversas disciplinas de matemática. Informática, finanças, psicologia que envolvem a temática abordada.
Tempo necessário para a realização da atividade: 03 períodos de aula na semana anterior a data da realização das atividades que envolverão uma manhã ou uma tarde (combinar com os alunos e a direção da escola).

Organização da atividade: a organização e a apresentação de cada equipe são de responsabilidade de seus componentes.
Regras da Comissão Organizadora:
- É reservado o direito à Comissão Organizadora de interferir quando de alguma forma a organização e a apresentação de uma equipe ferir ou ameaçar os interesses ou o bom andamento do evento.
- Representam as equipes UM COORDENADOR, UM SECRETÁRIO e UM ARTICULADOR, que defenderá os interesses da equipe, em caso de reclamações. Esses representantes deverão ser alunos do Colégio Estadual de Salobrinho e não poderão pertencer a mesma sala.
- As equipes deverão apresentar-se de forma harmônica com o espírito cordial e festivo do evento.
- A equipe que provocar a desarmonia, ou mesmo apenas ameaçar a citada harmonia, sofrerá sob o regime da lei, e da organização do evento, as penas cabíveis.
- As equipes deverão manter um tratamento cordial com seus componentes, bem como com a população em geral e a organização do evento.
- A organização da Gincana é soberana em suas decisões, avaliando o regulamento sobre causas e feitos provocados por equipes participantes.
- Todos os componentes das equipes devem receber o mesmo tratamento pela organização do evento.
- Serão de responsabilidade das equipes todos os atos realizados pelos seus componentes.
- Caberá o julgamento da Comissão Organizadora sobre todo ato considerado abusivo seja ele praticado por componente contra a população em geral, contra componentes de uma outra equipe, ou ainda contra membros da organização ou parte na realização do evento.
- Será considerada vencedora a equipe que desempenhar corretamente todas as atividades no menor tempo possível no menor e assim apresentar a maior pontuação.
- A equipe vencedora em primeira colocação terá direito a um passeio, ou a um churrasco, ou uma feijoada, ainda a ser definido, pois depende da verba arrecadada.

DESAFIO INICIAL: COMEÇAR COM QUESTIONAMENTOS:
- Vocês sabem quanto os pais de vocês ganham no mês (a receita)? Quanto gastam (despesas)? O que é orçamento familiar? O que são despesas fixas e variáveis?

MELHOR SOLUÇÃO ESCOLAR NO MOMENTO:
- Apresentar conceitos e discuti-los com os alunos: salário, gestão doméstica, orçamento, gastos...


PLANEJAMENTO

DESAFIO MAIS AMPLO
Realização de uma gincana
METODOLOGIA:
1.  dividir a turma em quatro equipes que deverão ter:
- um nome;
- um coordenador, um secretário e um articulador;
- uma identificação própria (crachá, camiseta, faixa)

2.  estipular regras para a realização das atividades, como:
- duração da gincana;
- número total de atividades;
- distribuição da primeira atividade;
- material mínimo que cada equipe deverá ter, como canetas, papeis coloridos, cola, revistas e jornais...
- horário do início e término das atividades...
- acerto quanto ao número de professores e pais que poderão participar como jurados...
- premiação.

3.  atividades a serem realizadas:
- 1ª tarefa: deverá ser apresentada por uma aluna e um aluno vestidos adultos onde apresentarão por escrito e oralmente um levantamento de despesas fixas e variáveis de uma residência com 04 pessoas. Esta tarefa será fornecida no prrimeiro dia após a organização das equipes;
- 2ª tarefa: realizar compras num mercado fictício com o valor de dois salários, reservando o necessário para as despesas fixas;
- 3ª tarefa: confeccionar um cartaz com orientações sobre como realizar economia nas compras do mercado, com energia elétrica, com água, na compra do material escolar (haverá um sorteio com o tema para cada equipe);
- 4ª tarefa: montar um teatro de 15 minutos para apresentar a conversa de uma família sobre o gasto mensal do salário da família (02 salários), todos os participantes do teatro deverão falar em algum momento;
- 5 ª tarefa Preencher um mês o Modelo de Planilha de Controle do  Orçamento Familiar Doméstico, planilha detalhada que permite organizar os gastos, gerenciando assim as despesas domésticas.

4.  Encerramento das atividades com a apresentação dos resultados e apresentação.

5.  Atividade será retomada em sala de aula para rever e reforçar aprendizagem.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA – PRÁTICA

- ORÇAMENTO FAMILIAR
            O orçamento familiar não é apenas "Anotar as despesas realizadas". 
           
O orçamento envolve: planejar, eleger prioridades, controlar seu fluxo de caixa. 
            O orçamento irá ajudá-lo a entender seus hábitos de consumo.
            A elaboração do orçamento familiar não é uma tarefa fácil, porém, é necessária para quem tem planos para o seu futuro e o de sua família.
Estabelecer objetivos comuns e conversar francamente sobre as finanças com a família é o caminho para que cada um esteja comprometido e faça sua parte.
É a forma de garantir a estabilidade das finanças no presente, visando prevenir o futuro.
Como fazer:
1.     Primeiro passo do orçamento é identificar para onde está indo o dinheiro:
discrimine as despesas fixas: luz, gás, água, telefone, aluguel, condomínio, transporte, educação, assistência médica, alimentação, e outras.
Considere, também, despesas eventuais, como: remédios, consertos em geral, cabeleireiro, oficina mecânica, lazer, vícios, prestações, taxas, impostos, cheques pré-datados e outras.
2.     Com esse levantamento feito, você deve projetar o orçamento para os próximos meses, considerando as despesas sazonais como volta às aulas, IPVA, licenciamento, datas comemorativas (Dia dos Pais, das Mães, dos Namorados, da Criança, Natal, Páscoa etc.), férias para a família. Lembre-se que elas podem representar um gasto substancial em seu orçamento.
3.     Discrimine as receitas: salário, rendas, etc.
utilize o valor líquido recebido.
4.     Faça o balanceamento das receitas e despesas mensais: receitas (-) despesas.
Reserve uma parcela de suas receitas para investimentos.
- Hora dos ajustes
            Identifique gastos que podem ser eliminados ou reduzidos.
Não é fácil mudar hábitos da noite para o dia. Converse com a família.
Para fazer uma avaliação de como vão às finanças da casa, uma boa dica é seguir essas alternativas:
            "Identifique onde vai parar seu salário todo mês. Para isso, faça uma lista com todas as suas despesas, das maiores até as mais corriqueiras;
            "Faça um panorama detalhado de todas as suas receitas, despesas, dívidas e seus investimentos
            "Junte a família e juntos avaliem os gastos. É fundamental que toda a família participe dos seus planos financeiros. Desta forma, todos ficarão comprometidos com um mesmo objetivo
            "Faça um orçamento. Ele deve ser simples, incluindo suas receitas e todas suas despesas. Um orçamento lhe dará a exata dimensão de quanto ganha e, principalmente, quanto precisa para realizar seus sonhos.
- Gerenciando os gastos
            Ao fazer suas compras é importante lembrar que o comércio disponibiliza diferentes formas de pagamento. Evite comprometer seu orçamento, analise a necessidade da compra.
  • À vista – opte por esta forma de pagamento. Você pode obter bons descontos.
  • A prazo – fique atento às taxas de juros cobradas no financiamento, compare o preço à vista com o total das parcelas e lembre-se que:
  • Mesmo no parcelamento "sem acréscimo" geralmente estão embutidos altos juros.
  • Atrasos no pagamento da prestação de financiamento implicam multa de até 2% .
  • É assegurada ao consumidor a liquidação antecipada dos débitos, total ou parcialmente, mediante a redução proporcional dos juros e demais acréscimos.
            O pulo do gato (segredo) é relacionar todos os gastos possíveis dividindo-os em categorias:

·       Grupo da Habitação: prestação da casa ou aluguel, IPTU, seguro residencial, condomínio, água, energia elétrica, gás encanado ou de cozinha, telefone fixo, manutenção da casa.
·       Grupo da Saúde: assistência médica e odontológica, farmácia, academia de esportes.
·       Grupo da Alimentação: alimentação básica em geral, despesas em supermercado.
·       Grupo da Educação: escola e material didático, cursos, livros.
·       Grupo do Transporte: prestação do carro, IPVA, seguros, combustível, multas, estacionamento, manutenção do carro, ônibus, passagem estudante.
·       Grupo da Cultura e Lazer: cinema, teatro, restaurantes, assinatura de revistas, TV a cabo, internet,
·       Grupo das Despesas Financeiras: tarifas bancárias, juros de cheque especial, de empréstimos e de cartões de crédito.
·       Grupo dos Diversos: celular, vestuário, empregada doméstica, previdência privada.

            Aplicar tudo o que foi encontrado nos grupos dispostos no Modelo de Planilha para Orçamento Familiar, arquivo no Excel.

Professoras coordenadoras do projeto: Adriana, Lausiani e Luciana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário