O Recurso é do tipo Animação/Simulação onde fornece aos seus usuários a possibilidade de realizar cálculos dos fatores de financiamentos, prestações, taxas de juros e número de meses. Fornece informações como: a taxa anual de juros e o valor total do pagamento.
É um recurso compatível com o Windows 98, ME, 2000 e Windows XP. Está disponível para download na Versão 3.0 e para sua visualização faz-se necessário o download do Plugin WinZip. É um arquivo com o tamanho de 11.85Kb e na extensão.exe (executável), pode ser acessado também pelos sistemas “Open Sources”.
§ Competências:
o Compreender a política de crédito e cobrança e representar;
o Compreender a política de contas a pagar;
o Analisar relatórios de bancos determinando os custos nominais e reais dos financiamentos dos déficits.
§ Habilidades:
o Verificar exatidão, completabilidade, tempestividade, justeza e autorização dos pagamentos efetuados;
o Coletar e analisar dados e documentos de operações de empréstimos e adiantamentos, ativos e passivos;
o Efetuar análise crítica dos saldos das contas, julgando inconsistências, erros, omissões, duplos lançamentos e outros eventos.
§ Bases tecnológicas:
o Fluxogramas e cronogramas financeiros;
o Operações financeiras
Duração: 2 horas 30 min. / aula
Questionar sobre como se chega ao valor total de um financiamento e verificar o que os alunos entendem a respeito dos Cálculos Financeiros, abrangendo taxas, juros, prestações;
Explanar sobre os conceitos de Cálculos Financeiros, abrangendo: Taxas: Efetiva e Nominal, Juros, Prestações, Valor Efetivo e Valor Nominal, apresentar exemplos e o Recurso Virtual de Ensino-Aprendizagem como meio de resolução dos Cálculos Financeiros.
Apresentar as atividades que devem ser realizadas utilizando o Recurso Virtual de Ensino-Aprendizagem:
§ A atividade será realizada com a turma divida em grupos. Cada grupo terá disponível uma Proposta de Financiamento de uma Agência Bancária (Hipotética) e também terá disponível o Recurso Virtual de Ensino-Aprendizagem;
§ A partir de Propostas de Financiamento das Agências Bancárias (Casos hipotéticos – levados para a Sala de Aula), calcular a taxa utilizada, o valor total e o número de prestações utilizando o Recurso Virtual de Ensino-Aprendizagem;
§ Elaborar uma análise comparativa dos cálculos realizados demonstrando qual dos financiamentos das Agências Bancárias Hipotéticas é menos oneroso e mais vantajoso;
§ Fazer a apresentação para o grande grupo sobre sua análise comparativa.
Pedir que os alunos elaborem uma Proposta de Financiamento, contendo todos os elementos do Cálculo Financeiro: Taxa Efetiva e Taxa Nominal, Número de Prestações, Valor Efetivo do Financiamento e Valor das Prestações.
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