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Olá,

Este blog visa articular as disciplinas de Matemática, Informática, Finanças, Tributária e Psicologia por meio da temática referente a Finanças Comportamentais, tendo o intuito de auxiliar a Educação Financeira no âmbito Escolar, tendo em vista que há uma dificuldade por parte da maioria dos brasileiros em administrar seus recursos financeiros. Sabe-se que a forma como se controla as finanças pessoais hoje determinará sua qualidade de vida no futuro, sendo, portanto, assuntos interdisciplinares que utilizando a tecnologia precisam estar inseridos em tais disciplinas para a construção do conhecimento, e os adolescentes estão inseridos nesse contexto.

Salienta-se que as autoras do Blog: Adriana, Lausiani e Luciana, são licenciadas em Educação Profissional pela UFSM e no momento não estão exercendo a docência.


Seja bem vindo ao nosso blog.



19 de out. de 2011

Aula sobre Finanças

Endereço do Recurso:

 Descrição geral Recurso:

O Recurso é do tipo Animação/Simulação onde fornece aos seus usuários a possibilidade de realizar cálculos dos fatores de financiamentos, prestações, taxas de juros e número de meses. Fornece informações como: a taxa anual de juros e o valor total do pagamento.

É um recurso compatível com o Windows 98, ME, 2000 e Windows XP. Está disponível para download na Versão 3.0 e para sua visualização faz-se necessário o download do Plugin WinZip. É um arquivo com o tamanho de 11.85Kb e na extensão.exe (executável), pode ser acessado também pelos sistemas “Open Sources”. 

Competências, Habilidades e Bases Tecnológicas:

§    Competências: 

o    Compreender a política de crédito e cobrança e representar;
o    Compreender a política de contas a pagar;
o    Analisar relatórios de bancos determinando os custos nominais e reais dos financiamentos dos déficits.

§    Habilidades: 

o    Verificar exatidão, completabilidade, tempestividade, justeza e autorização dos pagamentos efetuados;
o    Coletar e analisar dados e documentos de operações de empréstimos e adiantamentos, ativos e passivos;
o    Efetuar análise crítica dos saldos das contas, julgando inconsistências, erros, omissões, duplos lançamentos e outros eventos.

§    Bases tecnológicas:

o    Fluxogramas e cronogramas financeiros;
o    Operações financeiras

Planejamento da aula:

Duração: 2 horas 30 min. / aula

Questionar sobre como se chega ao valor total de um financiamento e verificar o que os alunos entendem a respeito dos Cálculos Financeiros, abrangendo taxas, juros, prestações;

Explanar sobre os conceitos de Cálculos Financeiros, abrangendo: Taxas: Efetiva e Nominal, Juros, Prestações, Valor Efetivo e Valor Nominal, apresentar exemplos e o Recurso Virtual de Ensino-Aprendizagem como meio de resolução dos Cálculos Financeiros.

Apresentar as atividades que devem ser realizadas utilizando o Recurso Virtual de Ensino-Aprendizagem:

§    A atividade será realizada com a turma divida em grupos. Cada grupo terá disponível uma Proposta de Financiamento de uma Agência Bancária (Hipotética) e também terá disponível o Recurso Virtual de Ensino-Aprendizagem;

§    A partir de Propostas de Financiamento das Agências Bancárias (Casos hipotéticos – levados para a Sala de Aula), calcular a taxa utilizada, o valor total e o número de prestações utilizando o Recurso Virtual de Ensino-Aprendizagem;

§    Elaborar uma análise comparativa dos cálculos realizados demonstrando qual dos financiamentos das Agências Bancárias Hipotéticas é menos oneroso e mais vantajoso;

§    Fazer a apresentação para o grande grupo sobre sua análise comparativa.

Pedir que os alunos elaborem uma Proposta de Financiamento, contendo todos os elementos do Cálculo Financeiro: Taxa Efetiva e Taxa Nominal, Número de Prestações, Valor Efetivo do Financiamento e Valor das Prestações.

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